A Carregar...
O HFC é um “hospital” em que as crianças (entre os 3 e os 7 anos), que são os “pais”, trazem os seus “filhos ”, os bonecos, para que estes sejam “curados”. Neste“ jogo de faz de conta” as crianças são recebidas e acompanhadas ao longo de um circuito que simula o interior de um hospital.  
O “hospital” é composto por um Consultório Médico, uma Sala de Tratamentos, a área de Imagiologia, uma Farmácia, uma sala de Internamento e um Bloco operatório. Para além destas áreas teremos novamente a componente de Educação para a Saúde.  
O HFC tem como principal objetivo ajudar as crianças, num período de não doença, a perder o medo do ambiente hospitalar, entre os quais, o denominado “medo da bata branca”, medo dos instrumentos e das técnicas médicas, entre outros, de uma forma dinâmica e divertida. 

DIA DA APPACDM

Mas como nem só os mais pequenos têm medo das batas brancas, também os utentes da APPACDM da Covilhã são convidados a vir ao HFC, onde se podem divertir enquanto aprendem sobre saúde. O ano passado contámos com a colaboração da Happy Wish e das Tunas da faculdade para animar este dia. 

SERRA SHOPPING

No entanto, a magia não se fica por aqui, chegando também ao Serra Shopping, onde um autêntico hospital em miniatura é montado durante um fim de semana, com muitos “médicos” que fazem as delícias das crianças. 

HFC ON TOUR

O "HFC on tour" teve início na X edição, e tem como objetivo fazer chegar a magia das consultas aos bonequinhos das aldeias mais remotas do concelho da Covilhã. 

WORKSHOP

"À Procura do teu palhaço interior", foi este o nome do workshop realizado pelo Dr. Mark Mekelburg (Dr P.P.P. Pipoca), fundador da Operação Nariz Vermelho. Contou com a participação de 60 estudantes. 

Testemunhos

“(…) Sei que nenhum de nós se vai esquecer da cara de alegria da menina quando lhe demos a peça de fruta. […] O HFC não é apenas um projeto que nos permite ensinar os mais pequenos, mas é também algo que nos ensina muito a nós. Ganhamos experiência e levamos connosco recordações incríveis que só as crianças na sua grande inocência nos poderiam proporcionar.”

Participantes ─ HFC 2017

“Pretendemos, também, deixar expressa uma pequena mensagem sobre a avaliação efetuada pelos alunos e professores que participaram, pois foi bastante positiva. Desde a receção à organização do evento tudo decorreu com muito empenho e dedicação. Tanto alunos como professores foram unânimes na opinião de que, desde a simpatia dos médicos estudantes ao espaço utilizado, a sua decoração, disposição e encaminhamento da visita, teve com muito mérito. Pessoalmente também gostei muito, pelo que tive oportunidade de observar os alunos de medicina demonstraram estar perto do “público-alvo”, foram parceiros fundamentais para uma aprendizagem colaborativa na educação para a saúde. É de continuar atividades como estas que podem ajudar as escolas na educação para a saúde, para além dos Centros de Saúde e Hospitais.”

Professores e Educadores de Infância ─ HFC 2017

“Olá a todos! Queremos dizer-lhes que ADORÁMOS ir ao médico com os nossos bonecos. Com os beijinhos e abraços que receitaram, já estão todos fixes. Também já dissemos às nossas professoras que quando formos grandes queremos ser médicos e médicas! Muitos beijinhos para todos e até para o ano!”

Crianças ─ HFC 2017

QUEM SOMOS?

Patrocínios

ACOMPANHA TODAS AS NOVIDADES.

Left Menu Icon