A Carregar...

ERASMUS+

O que é?

ERASMUS+ é um programa de mobilidade que possibilita aos estudantes do ensino superior realizar um período de estudos numa Instituição de Ensino Superior Europeia com a qual a UBI tem um protocolo de cooperação assinado.

No curso de Medicina da UBI, apenas se pode ingressar neste programa a partir do 4º ano, existindo, atualmente, diversos acordos com faculdades estrangeiras.

O QUE É NECESSÁRIO?

Antes Da Estadia Na Instituição de Acolhimento
Teste de competência linguística

Antes e no fim da mobilidade, todos os alunos têm de obrigatoriamente de realizar um teste inicial e final de avaliação da competência linguística. Este teste é obrigatório para todos os estudantes que realizem atividades de mobilidade cuja principal língua de estudos ou de trabalho seja uma das 11 línguas disponíveis: Inglês, Francês, Alemão, Italiano, Espanhol, Holandês, Polaco, Checo, Dinamarquês, Grego e Sueco.

O Curso de Língua é obrigatório para todos os estudantes que obtiveram no teste de avaliação inicial, nota B1 ou inferior a B1.

O Teste Final de Avaliação da competência linguística, realizado no fim da mobilidade, é também obrigatório.

Bolsa

O estudante receberá uma bolsa comunitária, consoante o país de destino, de acordo com os grupos de países definidos pela UE.

No caso, em que já não haja verba para atribuição de bolsas, ao participante poderá ser-lhe atribuída uma “bolsa 0”.

A bolsa Erasmus destina-se a compensar o diferencial do nível/custo de vida entre os países participantes no programa e não a custear a totalidade das despesas em que o estudante venha a incorrer.

Seguro

Todos os estudantes que participam no programa beneficiam do seguro escolar da UBI durante o período de mobilidade. No entanto, recomenda-se a contratação de um seguro para danos de carácter pessoal (fora do local de ensino/trabalho) durante o período de mobilidade.

Documentos necessários

É necessário o preenchimento do Student Application Form, Learning Agreement for Studies, Plano de Estudos Equivalente e Transcript of Records.

Paralelamente, é também necessário o comprovativo de matrícula, número de identificação bancária (NIB e IBAN), duas fotografias tipo passe, fotocópia do cartão de cidadão, comprovativo de cartão europeu de saúde.

A leitura do Regulamento Erasmus+ disponível na página do GISP é obrigatória.

Contrato e recibo

Estes são facultados pelo gabinete aos estudantes e neles constam as obrigações das partes envolvidas, bem como o financiamento Erasmus+ atribuído.

Só devem comprar o bilhete de ida após receberem a carta de aceitação da Universidade de destino.

Durante a Estadia na Instituição de Acolhimento
  1. Preenchimento e envio da Declaração de Estadia
  2. À chegada na Instituição de Acolhimento, o aluno deverá, no prazo de 1 mês, preencher a declaração de estadia com a data de chegada e enviar cópia do documento, após a assinatura e carimbo pelo responsável na Instituição de Acolhimento.

    O original do documento tem de ser conservado durante toda a estadia do estudante.

  3. Learning Agreement
  4. Qualquer alteração feita ao plano de estudos terá que ser comunicada ao Coordenador de Mobilidade. A alteração é feita na plataforma de mobilidade através do Balcão Virtual nos documentos "Learning Agreement - Alterado" e "Plano de Estudos Equivalente - alterado".

    Os documentos têm obrigatoriamente de ser impressos e entregues assinados no Gabinete de Internacionalização e Saídas Profissionais.

  5. Prolongamentos
  6. Todos os estudantes que pretendam prolongar o seu período de estudos para 2º semestre têm de obrigatoriamente de formalizar o seu pedido, solicitando autorização ao Coordenador de Mobilidade da UBI.

    A Universidade de acolhimento tem sempre de emitir uma declaração a autorizar o prolongamento para 2º semestre. Esta declaração tem de ser enviada pelo estudante ao GISP.

Após a Estadia na Instituição de Acolhimento
  1. Declaração de Estadia
  2. O estudante deverá preencher o documento com a data de fim de mobilidade e enviar ao GISP.

    É condição obrigatória a entrega do documento original, no Gabinete de Internacionalização e Saídas Profissionais.

  3. Transcript of Records
  4. O Transcript of Records é um documento da universidade de acolhimento onde constam todas as unidades curriculares frequentadas e os respetivos créditos ECTS obtidos.

    Recomenda-se a entrega do documento original no GISP

  5. Relatório Final
  6. O estudante irá receber no seu e-mail um login e uma password para preencher on-line na plataforma Mobility Tool, o seu relatório final de mobilidade.

    O estudante terá 15 dias para submeter o Relatório disponibilizado pela Agência Nacional Erasmus+. Após a submissão, receberá um correio eletrónico a confirmar o envio do relatório.

Testemunhos

Sempre tive curiosidade de saber como seria o meu desempenho num método de ensino clássico, principalmente para desmistificar algumas ideias que tinha criado. Estudar em Salamanca deu-me a oportunidade de compreender que os conhecimentos que se adquirem e os resultados que obtêm dependem   mais do nosso esforço pessoal do que propriamente do local onde os estes conhecimentos são transmitidos. Esta noção proativa na minha própria formação deu mais sentido a este intercâmbio.

Ana Rita Delgado ─ Estudante da FCS-UBI
Left Menu Icon